Franzé solicita unidade móvel do Hemopi para Alepi

Franzé solicita unidade móvel do Hemopi para Alepi

 

O deputado estadual Franzé Silva (PT) apresentou, na última quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), requerimento solicitando ao diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), Jurandir Martins, que disponibilize unidade móvel de coleta de sangue para uso da Casa Legislativa.

O objetivo, de acordo com Franzé, é colaborar com o Hemopi na captura de novos doadores, estimulando a doação. “A demanda por bolsas de sangue no Piauí é crescente. Queremos, portanto, estimular a doação, para manutenção do fluxo contínuo de atendimento em todo o Estado”, explica o parlamentar.

O Hemopi é o único hemocentro do Piauí e atende a toda a rede pública de saúde e parte da rede privada. Antes da pandemia da Covid-19, o Hemopi conseguia atender à demanda, sendo a quantidade de bolsas coerente para suprir a necessidade, que era de, aproximadamente, quatro mil bolsas de sangue por mês.

Durante a pandemia, no entanto, houve uma queda de cerca de 40% no número de doações, mas, por conta da redução no número de cirurgias eletivas, o estoque conseguiu atender à demanda do período.

“Todos os dias o Hemopi precisa ter em seu estoque todos os tipos de sangue. Uma forma de estimular a doação é com a umidade móvel, descentralizando o serviço de doação de sangue, aproximando as pessoas dessa causa que é tão importante”, assinala o deputado estadual Franzé Silva.

Deixe um comentário