Francisco José Alves da Silva (Franzé Silva) nasceu em Buriti dos Lopes, no dia 19 de Dezembro de 1966. É filho de Manoel Damião dos Santos e Joana Alves da Silva. Seu pai era agricultor e sua mãe lavadeira e zeladora. Casado com Mayra Araujo e pai de Letícia, Ítalo, Catarina, Guilherme, Miguel e Mateus. É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Filiado ao Partido ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação, disputou pela primeira vez o cargo de deputado estadual pelo Piauí em 2018, sendo eleito com 31.526 votos. Em 2022, Franzé foi reeleito deputado estadual, com 33.090 votos.

Iniciou a vida profissional como Menor Aprendiz. É católico e atuou na Pastoral da Juventude do Meio Popular. Assessorou a vereadora Francisca Trindade (PT) e desempenhou papel de técnico de parlamentares do PT e de sindicatos, analisando dados e subsidiando discussões. Trabalhou como contador, foi diretor do Jornal da Manhã, sendo aprovado no concurso para auditor fiscal da Prefeitura de Teresina, em 1992, e auditor fiscal do Estado da Paraíba, em 1994. Optou por morar em Teresina para ficar próximo da família.

Em 2003, assumiu a Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc-PI). Naquele mesmo ano, participou da Comissão que criou a Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI). Foi superintendente de Despesas da Secretaria da Fazenda do Piauí (2004 a 2009); secretário da Fazenda do Piauí (de dezembro de 2010 a abril de 2011); e secretário de Estado da Administração e Previdência do Piauí (de janeiro de 2015 a março de 2018).

Franzé vem de uma infância e juventude muito difíceis. Caçula dos oito filhos de Seu Manoel e Dona Joana, quando tinha cinco anos, seus pais e irmãos saíram de Buriti dos Lopes, fugindo da seca e da fome. Foram para Parnaíba, mas pouco tempo depois, em decorrência das dificuldades que persistiam, tiveram de se mudar para Teresina. Na capital, as dificuldades continuaram. Seu pai foi ser vigia, sua mãe lavadeira, Franzé e seus irmãos foram vender sabão no Mercado da Piçarra, pra ajudar no sustento da família.

Dedicou-se muito aos estudos e aos movimentos sociais, tentando ajudar as pessoas que mais precisam. Ajudou, por exemplo, a construir casas para a população desabrigada na região do Cristo Rei e Três Andares. Franzé tem, portanto, uma grande proximidade com o social, característica que trouxe para a vida parlamentar e a de gestor público. É um deputado muito propositivo, não somente quanto a leis, mas como articulador político junto ao Estado e ao setor privado.