O deputado estadual Franzé Silva (PT) vai destinar emenda parlamentar para aquisição de abafadores auditivos destinados a pessoas com hipersensibilidade auditiva no Piauí, comum entre pessoas com espectro autista.
A medida visa a garantir a distribuição dos dispositivos para essas pessoas em todo o Estado e o parlamentar articula Projeto de Lei que estabeleça esse direito com força de política pública no Piauí.
“A hipersensibilidade auditiva é comum em pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Na Copa do Mundo e réveillon, poderá haver queima de fogos, apesar de proibido, atingindo autistas, idosos e animais, principalmente”, pontua.
Franzé observa que a Lei Nº 7.643/21 proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso, visando à proteção de idosos, doentes, bebês, crianças, autistas e animais.
Nesta sexta-feira (18), o parlamentar recebeu, em seu gabinete na Alepi, a coordenadora-geral da Associação dos Amigos e Familiares da Pessoa com Autismo (AAFAPA – Primas), Elisângela Oliveira, para tratar sobre o tema.
“O deputado Franzé é um amigo da inclusão, ele tem esse olhar sensível e está se comprometendo com todos nós, com as pessoas com deficiência e hipersensibilidade auditiva, para garantir essa política pública”, assinala Elisângela.