Governador sanciona leis do Deputado Franzé Silva que beneficiam pessoas com deficiência no Piauí

Governador sanciona leis do Deputado Franzé Silva que beneficiam pessoas com deficiência no Piauí

Na véspera do Dia Nacional De Luta pela Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, o Governador Wellington Dias vai assinar o projeto de lei de doação de imóvel para a sede própria da Associação de Amigos dos Autistas do Piauí – AMA. Na ocasião, será apresentada também a Lei nº 7.245 que institui o Selo Empresa Amiga dos Autistas, ambas de autoria do Deputado Estadual Franzé Silva do PT. A solenidade será realizada no dia 20 de setembro (sexta-feira) às 16 horas, na sede da AMA.

A AMA existe há 19 anos no Piauí e oferece tratamentos e serviços para pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Com a doação do imóvel, a instituição poderá agora modernizar a estrutura física existente e ampliar os serviços oferecidos, a partir de parcerias públicas e privadas. A presidente a associação, Rosália Sousa, elogia o empenho e dedicação do deputado Franzé para as causas voltadas para as pessoas com autismo no Piauí.  “Nós atendemos hoje 158 alunos(as) e essa iniciativa nos traz mais segurança. Temos uma emenda para a construção de uma quadra esportiva que não foi implementada porque o prédio não era nosso. Agora esse sonho vai se tornar realidade”, comemora.

Para o Secretário Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, as iniciativas devem ser parabenizadas. “A partir de agora o estado passa em definitivo a responsabilidade do prédio para a AMA. O atual governo tem o compromisso com as entidades. A AMA hoje atende várias pessoas com autismo de todo estado e, com a doação, vai melhorar ainda mais o atendimento” afirma o secretário.

A lei que institui o selo “Empresa Amiga do Autista” tem o objetivo de premiar empresas que promovem e facilitam o ingresso de pessoas com TEA no mercado de trabalho.

O autor das iniciativas, deputado Franzé Silva, comemora os dois atos da solenidade. Para ele as ações resultarão na qualidade de vida de pessoas com TEA. “São dois momentos importantes que contemplam as pessoas com deficiência. São duas leis que proporcionam melhorias direcionadas para a qualidade de vida das pessoas com autismo. Uma lei que trata de empresas que, ao  contratarem pessoas dentro do TEA, vão receber do governo do estado, através da SEID, o reconhecimento, por meio de um selo, que poderá ser usado em campanhas publicitárias e constar no balanço social da empresa. A outra é a doação, em definitivo, do prédio para a AMA. Um prédio que por anos tinha a sessão renovada e agora entra numa nova fase”, pontua o deputado.

A AMA está localizada na Rua José Clemente Pereira, número 2384, bairro Primavera.

Deixe uma resposta