O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), estará, nesta terça-feira (29), em Brasília-DF, para mais uma etapa na busca de recursos para o Canal da Integração do Sertão Piauiense. Nesta sexta-feira (25), Franzé se reuniu, em Teresina, com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para pedir apoio para acelerar a execução do projeto.
Em fevereiro deste ano, Franzé Silva esteve em Brasília tratando sobre o assunto com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Em julho, a Alepi realizou o evento Mais Piauí, com o tema Água no Sertão: a segurança hídrica no semiárido, reunindo estudiosos do tema e membros da bancada federal do Piauí, com o intuito de acelerar o projeto de integração das bacias dos rios São Francisco, Piauí e Canindé.
“Esse é um projeto de especial grandeza, pois sua efetiva realização soluciona um dos maiores problemas enfrentados pelas populações do sertão, que é a seca, que traz graves prejuízos às vidas humanas, animais e vegetais e prejudica o desenvolvimento. Assumimos essa missão de formar essa grande articulação, envolvendo as bancadas estadual e federal, para conseguir esses recursos em Brasília”, assinala Franzé.
O gestor explica que vai solicitar ao ministro Waldez Góes a inclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Canal da Integração do Sertão Piauiense no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ainda neste ano 2024, e o início efetivo dos estudos no primeiro trimestre 2025. À bancada federal, Franzé solicitará a inclusão do projeto, de R$ 45 milhões, no Orçamento Geral da União 2025.