Após receber reclamação da Associação dos Horticultores da Vila São Francisco Sul, o deputado estadual Franzé Silva (PT) reuniu-se, nessa segunda-feira (11), com o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson Sousa, para solicitar uma solução para o problema do esgoto sanitário que sai da Penitenciária Professor José Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia de Teresina, e invade a horta comunitária cultivada pelos agricultores na região.
O secretário Carlos Edilson Sousa, na ocasião, anunciou ao deputado Franzé que a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus-PI) assinou, ontem mesmo, contrato com a Águas de Teresina, para que a empresa de abastecimento e saneamento faça as melhorias necessárias, corrigindo o problema que, há anos, vem causando transtornos para os moradores do entorno da unidade penal.
“É uma antiga reivindicação da comunidade local que muito nos preocupa e sensibiliza. Por se tratar de uma questão de saúde pública, requer total atenção, portanto. Ficamos felizes com a notícia do secretário Carlos Edilson, de que já assinou contrato com a Águas de Teresina para resolver o problema. Vamos, agora, monitorar a demanda, de modo a garantir celeridade”, pontua Franzé.
Compra de produção da horta
O deputado Franzé também sugeriu que a Sejus estude uma forma que viabilize a comprar de parte da produção da horta comunitária da Vila São Francisco. Na visão do parlamentar, o gestor público deve entender e enxergar as necessidades da comunidade de forma integral para promover desenvolvimento democrático e sustentável.
“A própria Sejus pode adquirir parte da produção como forma de promover o desenvolvimento social e econômico local, permitindo que aquela comunidade se fortaleça, cresça com autonomia, conquistando mais cidadania. Estou disposto a ajudar na concretização dessa ideia”, assinala o deputado.