Lideranças comunitárias e desportistas do esporte feminino de Parnaíba se reuniram, na última quinta-feira (15), para formalizar o Estatuto da Liga Parnaibana Feminina de Desportos. A reunião teve a participação da assessora jurídica do deputado estadual Franzé Silva (PT), Ana Cláudia, que representou o parlamentar no ato.
A criação da Liga é resultado de articulação da pedagoga Izamara Martins e da desportista Ana Paula de Sousa e contou com o apoio do deputado Franzé, que tem atuação permanente em causas que buscam a proteção, cuidado e melhoria da qualidade de vida das mulheres piauienses.
Ana Paula de Sousa, presidente da Liga, destaca que “a criação da Liga possibilita o crescimento do esporte feminino em Parnaíba e representa grande conquista para a sociedade, pois se propõe a trabalhar não somente o esporte, mas também as causas sociais, como combate à violência contra a mulher e à marginalização social”.
O encontro contou, ainda, com a policial militar e liderança comunitária, Cabo Ryana, do Programa Educacional de Resistência às Drogas. Ryana afirma que a iniciativa é uma grande vitória, uma vez que “o esporte deve ser visto como uma arma de proteção social no combate as drogas”.
A composição da Liga Parnaibana Feminina de Desportos ficou assim definida em ata: Ana Paula Pereira de Sousa (presidente); Izamara do Nascimento Martins (vice-presidente); Gilvan Pessoa de Oliveira (diretor de Esportes); José Roberto Araújo da Silva (secretário); e Sandys Lima (tesoureiro).