Deputado Franzé busca regularização fundiária da Terra Prometida e Taboca do Pau Ferrado

Deputado Franzé busca regularização fundiária da Terra Prometida e Taboca do Pau Ferrado

 

O deputado estadual Franzé Silva (PT) articulou e realizou, nesta quinta-feira (11), reunião com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Teresina, Edmilson Ferreira, para discutir meios que viabilizem a regularização fundiária e a solução de problemas enfrentados pela Terra Prometida e pela Taboca do Pau Ferrado, comunidades representadas no encontro por Bia Alves e Francisca Oliveira, respectivamente. Também participou da reunião o articulador político do parlamentar, Francisco Sales.

Além da regularização fundiária, as comunidades reivindicam da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) a necessidade de se viabilizar a coleta de lixo e de iluminação pública; implantação de linhas de ônibus e calçamento; medidas na área da segurança pública, entre outras. Hoje, 200 famílias vivem na Terra Prometida e 350, na Taboca do Pau Ferrado. De acordo com Bia, entre os graves problemas da Terra Prometida, está o alagamento da região, em época chuvosa.

“Todo ano, alaga. As famílias esperam que as coisas melhorem, que o município dê uma solução esse e outros problemas”, pontua. Já Francisca Oliveira, observa que “a falta de regularização fundiária fecha portas para nossa comunidade. Não temos linhas de ônibus, policiamento, iluminação. Estamos há quatro anos lutando para regularizar a área”. Diante da situação, o deputado Franzé Silva ressalta que é preciso que o poder público municipal articule uma solução urgente para o problema que se arrasta há anos.

“Esse problema da falta de regularização fundiária nessas áreas é antigo e centenas de famílias têm sofrido em decorrência disso. Temos, portanto, buscado meios que façam avançar esse processo de regularização, de modo a proteger os cidadãos e cidadãs que lá vivem, dando dignidade de vida a essas pessoas”, frisa o parlamentar, que é presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí (CETE). Franzé informa que também destinará emenda parlamentar para calçamento nessas regiões.

O secretário Edmilson Ferreira colocou-se à disposição do deputado Franzé e das comunidades para resolver a situação. “Estou à disposição, vamos cuidar do caso e acompanhar de perto. Essas são questões complexas e que dependem do empenho conjunto de todos. Vamos visitar os locais, verificando a situação, inclusive, levando nosso pessoal das áreas técnicas”, explica.

Deixe um comentário