O Presidente da Comissão de Estudos Territoriais do Piauí (CETE), deputado estadual Franzé Silva, esteve reunido, na manhã desta segunda-feira (09), com representantes da Comissão para mais uma rodada de tratativas sobre as questões envolvendo litígios nas divisas entre os estados do Piauí e Ceará.
Na ocasião, a comissão tratou sobre a formatação de audiência pública, com data prevista para o dia 25 de setembro deste ano, para levantar a discussão sobre a demarcação de três porções de terras que hoje estão incorporadas ao estado do Ceará, mas que segundo estudos aprofundados e documentos históricos ainda do tempo do império, pertencem ao território piauiense. Participaram do momento o deputado estadual Antônio Félix, o jornalista Fenelon Rocha, além de especialistas nas áreas jurídica e geográfica que estão colaborando com esse processo.
Para o presidente da CETE, o momento é de cautela. “A nossa maior preocupação é que precisamos dar uma solução final para esses litígios. A situação do MATOPIBA (Piauí, Maranhão, Piauí e Bahia) já foi resolvida. Precisamos agora dos marcos definitivos pra que fiquem estabelecidos quais são os limites reais dos dois estados. A região em questão agora é bem maior, com muito mais terras produtivas e riquezas envolvidas”, afirma o deputado.
No total, 21 cidades dos dois estados estão envolvidas no processo que corresponde a uma área aproximada de quase 3 mil quilômetros quadrados.