Deputado destaca Piauí Conectado para internet mais rápida do Brasil

Deputado destaca Piauí Conectado para internet mais rápida do Brasil

Franzé Silva (PT) repercutiu post do economista Ricardo Amorim em suas redes sociais sobre velocidade da internet nos estados brasileiros

O deputado estadual Franzé Silva (PT) repercutiu, nesta sexta-fera (28), em suas redes sociais, publicação feita pelo economista Ricardo Amorim em que destaca o dado sobre o Piauí ter a banda larga mais rápida do Brasil, com velocidade média de 88,4 Mbps – bem acima da média do país, que é de 55 Mbps.

A informação se refere a estudo realizado no ano passado pelas plataformas Melhor Plano e Minha Conexão, do grupo Méliuz, revelando que, entre as 27 unidades da Federação, o Piauí tem a internet mais veloz. Na visão de Franzé, o indicativo foi alcançado graças ao programa Piauí Conectado.

“O Piauí tem a banda larga mais rápida do Brasil. Minha felicidade com esse dado vem em dobro, pelo fato de oferecermos a internet mais veloz no país e por ter participado, desde o início, da formatação da PPP do Piauí Conectado, esse grande programa que hoje traz esse indicativo importante”, destaca o parlamentar.

Franzé se refere ao fato de, quando secretário da Administração e Previdência do Piauí, ter colaborado com a idealização e criação do Piauí Conectado, programa que tem como principal objetivo a inclusão digital, oferecendo internet e equipamentos de acesso à rede mundial de computadores gratuitamente em todo o Estado.

“O Piauí Conectado é uma importante com o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí, a Suparc, e da Agência de Tecnologia e Informação do Piauí, a ATI. Estamos modernizando o acesso à internet, com uma rede de fibra óptica de alta qualidade em todo o Estado”, explica.

O estudo

O levantamento analisou mais de 15 milhões de testes de velocidade, entre janeiro e junho de 2021. Os testes feitos por celular ou tablet não foram considerados. Depois do Piauí, os estados com internet mais rápida são Amapá (70,88 Mbps) e Goiás (69,3 Mbps). Os últimos colocados foram Sergipe (29,6 Mbps) e Alagoas (34,76 Mbps).

Entre as capitais, Teresina lidera o ranking, com 103,5 Mbps. Aracaju aparece no outro extremo, com 39,4 Mbps. De acordo com o Piauí Conectado, em 2022, todos os 224 municípios piauienses contarão com internet de fibra óptica com alta velocidade e capacidade de transmissão de dados.

Deixe um comentário