O deputado estadual Franzé Silva (PT) apresentou requerimento à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) solicitando a realização de audiência pública, perante a Comissão de Educação, Cultura e Saúde da Casa, para tratar sobre a necessidade de criação de coordenadoria ou estrutura destinada à realização de trabalho preventivo na área de saúde mental voltado à atenção à depressão e prevenção ao suicídio. A data da audiência ainda será definida.
De acordo com o deputado, o intuito é convidar os órgãos que compõem o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção ao Suicídio (GTI) e outras entidades para debater o tema. “O que buscamos é a estruturação de uma coordenadoria, no âmbito do Estado, composta por equipe multidisciplinar, voltada para cuidar de casos realtivos a esses graves problemas que vem sendo enfrentados pela sociedade”, explica Franzé.
O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) aponta que o suicídio ocupou a terceira causa de morte no Piauí entre 2018 e 2019. “As pessoas que chegam a tentar o suicídio devem ser o principal foco das ações de vigilância e de ações preventivas de saúde. A tentativa de suicídio se desenvolve gradualmente, em um processo de crise. A intervenção precoce e feita adequadamente, que envolva a pessoa e seu conjunto de relações, é uma estratégia de prevenção”, diz Franzé.