Piauí é o Estado com menor taxa de homicídios do Norte-Nordeste

Piauí é o Estado com menor taxa de homicídios do Norte-Nordeste

O dado foi apresentado pelo deputado Franzé Silva (PT), após críticas da oposição, durante sessão da Alepi

O deputado estadual Franzé Silva (PT) rebateu, apresentando, com fundamento, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dispostos no Atlas da Violência 2021, parlamentares de oposição que, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (5), criticaram a segurança pública no Estado.

De acordo com os dados do IBGE apresentados por Franzé Silva, o Piauí é o Estado do Norte-Nordeste com a menor taxa de homicídios (7,0 – 19,9), figurando entre as sete unidades da federação que têm a menor taxa de homicídios (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais – todos do Centro-Sul e Sul).

Na visão de Franzé, “é , sim, necessário se fazer um debate sobre a segurança pública, mas um debate maduro, responsável e que seja, sobretudo, fundamentado em dados reais, concretos, certos, não em achismos que só fazer um desserviço às melhorias que a área requer. Temos, aqui, o dado do IBGE que precisamos esclarecer aos deputados e à população”.

“As informações distorcidas que a oposição joga para a plateia acabam criando uma sensação de insegurança no Estado além do normal. É preciso melhorar o sistema de segurança pública, que a gente busque aprimorar o contingente, mas é necessário fazermos isso dentro da realidade do Piauí, considerando, por exemplo, o limite de gastos com pessoal”, explica.

“Fazer uma fala como essa que, hoje, foi feita pelos deputados de oposição é um desserviço para o Estado do Piauí. Então, hoje, o Piauí é num patamar dos estados do Centro-Sul e é a exceção, com relação a homicídios, quanto aos outros estados do Norte-Nordeste. O bom debate é necessário, até para que a opinião pública possa entender o que é verdade e o que não é”, frisa.

Franzé Silva pontua, ainda, que assumiu a missão de ser deputado “para fazer um bom debate, com boas informações, esclarecendo a população sobre o que é certo e errado. Então, hoje, tivemos um debate infrutífero, aqui, que começou pela questão das bicicletas [da segurança pública], que são usadas em todos estados do Brasil”.

Deixe um comentário