A reestruturação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí – Emater foi tema de uma reunião nessa quinta-feira (13) entre o Governador Wellington Dias, o Deputado Estadual Franzé Silva e o presidente do Emater, Francisco Guedes. O encontro contou ainda com a presença do Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles e da Secretária de Administração, Ariane Sídia.
Na audiência, o Governador Wellington Dias autorizou a liberação de recursos para uma série de medidas que vão viabilizar ações de crédito rural e a reestruturação das dezessete regionais do Emater no Estado.
O Governador pediu agilidade para o encaminhamento do plano de cargos, carreiras e salários dos servidores do órgão, logo que o Estado sair do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, previsto para acontecer no mês de outubro desse ano. Ele determinou ainda a elaboração de decreto que prevê o aumento da produtividade dos projetistas de 60 para 80 por cento, acrescido de um por cento ao final de cada projeto.
“Apresentamos um plano que tem por objetivo gerar investimentos para garantir a estruturação e modernização do Emater. Além disso, estamos buscando alternativas para viabilizar o projeto da carreira interna dos servidores do Instituto”, pontuou o governador.
“Estamos felizes por intermediar essa conquista, tendo em vista que nosso mandato parlamentar tem como uma de suas prioridades o fortalecimento da agricultura familiar no Piauí”, comemorou o Deputado Estadual Franzé Silva.
O presidente do Emater, Francisco Guedes, explica que as medidas anunciadas favorecem a captação de créditos agrícolas e a continuidade dos projetos desenvolvidos pelo Emater.
“Eu saio muito satisfeito desse encontro que aconteceu por intermédio do Deputado Franzé. Com os investimentos autorizados pelo Governador, poderemos fazer a compra de mobiliário, novos equipamentos, contratar estagiários e retomar contratos com terceirizados, regularizando assim os programas de convênios nacionais e internacionais. Isso vai nos permitir atender mais e melhor os agricultores familiares, contribuindo para gerar mais renda a partir da agricultura e melhorar a vida das pessoas e o IDH dos municípios piauienses.