A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) entregou, nesta quarta-feira (14), o título de cidadania piauiense à professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Lilian Silva Catenacci. A honraria foi proposta pelo presidente da Alepi, Franzé Silva (PT). A solenidade foi prestigiada por vários pesquisadores, alunos e professores da UFPI.
Ao saudar a pesquisadora, Franzé Silva lembrou que Lilian foi uma das 113 mulheres a receber o Prêmio para Mulheres na Ciência, na categoria Ciências da Vida. A premiação é uma parceria entre Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e L’Oréal Paris, e está em sua 16ª edição.
Outro ponto importante da trajetória da pesquisadora lembrado pelo deputado Franzé, foi de que sua premiação será revertida em pesquisas locais relacionadas às coronaviroses, além do esforço que ela dedica para transformar duas pesquisas científicas em políticas públicas.
Lilian Catenacci é natural de São Paulo, com mestrado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e doutorado pelo Instituto Evandro Chagas (PA), tornando-a uma pesquisadora da área de virologia que conhece bem o Brasil e suas necessidades na área de saúde e meio ambiente. Além disso, a homenageada viveu por 10 anos no interior do Piauí, onde fortaleceu seus laços com o estado.
Muito emocionada, a homenageada lembrou as apreensões e o medo da mudança de uma cidade como São Paulo para o interior do Piauí e a sua experiência de valorização por parte do povo da cidade de Bom Jesus por seu ofício de professora. Lilian agradeceu o acolhimento também na UFPI, através da professora Nadir Nogueira e de seus alunos no projeto Criando Asas.
“É com imensa alegria que estou aqui hoje e agradeço a todos os deputados que votaram pela aprovação desta homenagem”, afirmou a pesquisadora. Em seu discurso, ela também ressaltou a importância das pesquisas na área da virologia, como sobre dengue, Covid-19 e outras. Lilian Catenacci citou o apoio da UFPI, de seus alunos e de vários órgãos públicos do estado e de municípios pelo avanço das pesquisadas em agrovirologia no Piauí.
Com informações da Alepi