O deputado estadual é autor da lei que cria o Dia de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres no Piauí
O deputado estadual Franzé Silva (PT) destacou, nesta sexta-feira, 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra Mulheres, uma de suas iniciativas legislativas voltadas à defesa das mulheres no Estado, a Lei Nº 7.690/2021, que institui 14 de março como o Dia de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres no Piauí, visando a promover a conscientização, prevenção e repressão a esse tipo de violência.
Violência política contra mulheres são os atos físicos, ameaças ou intimidação psicológica e/ou discriminatória praticados com o objetivo de tirar a vida, agredir, ameaçar, ofender ou limitar ilegitimamente o pleno desenvolvimento e participação feminina na política. A lei de Franzé homenageia a vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ), assassinada em 14 de março de 2018.
“Entre os grupos historicamente excluídos da política estão as mulheres. Os agressores atuam intimidando-as, denegrindo-as e censurando-as, buscando impedir ou interromper sua participação ativa e plena na política. Excluir as mulheres da política gera um elevado custo à democracia e a violência no ambiente político tem crescido continuamente”, assinala o deputado.