O representante do Grupo Afrocultural Coisa de Nego, Gilvano Quadros, e o articulador político do deputado estadual Franzé Silva, Francisco Sales, se reuniram, nesta terça-feira (29), como diretor-geral no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), Francisco Guedes, para tratar sobre demandas de comunidades quilombolas do Estado na área da agricultura familiar.
Gilvano Quadros explica que “fizemos levantamento em 42 comunidades quilombolas, em 19 municípios, e identificamos demandas para implantação de Sisteminha, quintais produtivos, cisternas, poços tubulares e kits irrigação. Buscamos contemplar essas demandas para proporcionar autossustentação dessas famílias, de maneira que possam produzir dentro de suas próprias comunidades”.
O deputado Franzé Silva, que propôs a articulação dessas demandas entre as comunidades quilombolas e o Emater e Governo do Estado, pontua que “é necessário que o Estado assegure financiamento da agricultura familiar e proteção das comunidades carentes, em especial as quilombolas, de modo a promove o fomento permanente das atividades agrícolas por elas desenvolvidas e sua autossustentação”.
O articulador político Francisco Sales, por sua vez, observa que “as demandas apresentadas pelo gabinete do deputado Franzé e do movimento negro serão, também, encaminhadas ao coordenador do PRO Piauí, secretário de Fazenda Rafael Fonteles, para que sejam incluídas no programa e, assim, possamos destinar recursos para as comunidades quilomblas, melhorando a renda dessas famílias”.